sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Qual é o piso ideal na corrida ?



    Quando estamos na fase de preparação para um corrida um dos pontos mais negligenciados é que tipo de piso devo treinar.  Esta variável é parte de um todo no planejamento, estruturação de treinos e principalmente a individualidade na aplicação prática.

    Deve se considerar que o nosso organismo é influenciado diretamente por ondas de choque  ao ter o contato com o solo. O nosso sistema locomotor ativo( músculos) é mais adaptável  a este estresse mecânico do que o sistema locomotor passivo (ligamentos,articulações,ossos,cartilagens e tendões).  Com isto as adaptações frente aos estímulos do treinamento deverão graduais,progressivas ,individualizadas e contínuas.

   Quando as cargas de treinamento estão em desacordo com a individualidade do praticante poderá ocorrer traumas agudos e crônicos na carreira esportiva.
Tipos de piso:

      1-   Areia : Nível de amortecimento alto, na areia fofa podem ser realizados trabalhos de força e resistência. Na areia dura é indicada para treinos de ritmo,tiros e educativos. Deve se usar tênis adequado neste tipo de piso e iniciantes deverão evitar treinos em areia fofa na sua preparação de geral de base.

      2- Asfalto: Nível de amortecimento baixo é o tipo de piso especifíco para as competições em corrida de rua, a maior parte do treinamento semanal deve ser realizada neste tipo de piso. Usado para inciantes, intermediários e avançados em corrida de rua. 

       3- Concreto: Nível de amortecimento muito baixo. Não é recomendado para nenhum praticante em corrida.  O estresse mecânico é alto nas articulações,  cartilagens ,ligamentos, músculos e ossos.

      4- Grama :  Nível de amortecimento alto indicado para treinamento da técnica,treinos de ritmo e longos. Deve se ter certeza que o local para este tipo de treino esteja sem buracos e falhas que venham comprometer a integridade do praticante.  Poderá ser usado para todos os níveis de praticantes.

      5-Terra : Nível de amortecimento alto indicado para treinamento de alta intensidade e treinos longos.  Poderá ser usado para todos os níveis de praticantes.

      6-Pista de atletismo: Nível de amortecimento alto. Usado para treinos técnicos,educativos,velocidade e intervalados.  Poderá ser usado para todos os níveis de praticantes.

    A variabilidade é fundamental no planejamento de treinos, no entanto  a especificidade nas competições na relação com o piso deverá ser priorizada no volume de treinos semanais. O atleta que compete em terra priorizará treinos na terra, o atleta que compete em asfalto deverá priorizar treinos em asfalto.Para assim seu organismo se ajustar positivamente frente aos estímulos sofridos nas sessões de treinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário