quarta-feira, 23 de maio de 2012

Afinal, o que é preparação física?

Afinal, o que é preparação física?

Por Leonardo Lima

Ao nos depararmos com atletas de alto rendimento nos esportes. Os enxergamos como super homens, em que seus feitos sobrenaturais são demonstrados em recordes e vitórias conquistadas.
Mas por trás destes super homens e mulheres existem uma ciência. A ciência dos esportes em que abrangem a fisiologia, nutrição, bioquímica, biomecânica, treinamento desportivo, psicológico e outras ferramentas fundamentais na construção da maquinaria humana.
No entanto estes pontos citados não são apenas para atletas. Mas sim para todos aqueles que desejam seguir de maneira segura e eficiente, os parâmetros da ciência do esporte na sua rotina de treinos e sonhos almejados.
E a preparação física é um componente do sistema de treinamento do desportista e tem como objetivo propiciar o bom desenvolvimento e aperfeiçoamento em um nível máximo (ótimo) para desempenho na modalidade específica. Para uma melhor compreensão, é necessário definir o termo capacidade física como ponto inicial para uma análise filosófica da categoria capacidade.
Os estudos dos sistemas estão relacionados, antes de tudo, com o esclarecimento dos elementos que os compõem e de sua interligação. Se analisarmos o organismo como um sistema geral, é possível destacar muitos elementos, como estruturas morfológicas, órgãos, etc. os quais ficam, de certa forma, interligados e ordenados. Qualquer que seja a tarefa funcional que o organismo deva desempenhar, ela ocorre graças à interação existente entre seus elementos; essa interação não é livre, mas determinada pela função que o organismo realiza, o que permite destacar o sistema funcional como uma forma de auto-organização que permite reunir seletivamente diferentes órgãos e sistemas do organismo humano visando à obtenção do resultado.
O organismo, ao interagir com o meio ambiente, responde internamente com diferentes capacidades (propriedades). O organismo humano possui uma variedade de capacidades, uma vez que, em diferentes condições de contato com o meio ambiente, revela diversas capacidades funcionais. Dessa forma, essas capacidades do homem podem se definir como o conjunto de propriedades do organismo que se apresentam no processo de sua interação com o meio ambiente. Nesse caso, podem distinguir-se na história do homem algumas propriedades comuns do organismo, com sucesso, determinado tipo e solicitação de tarefa motora. Assim sendo, podemos destacar cinco tipos de capacidades funcionais, reunidas pela noção conhecida como capacidades físicas:
  • Resistência
  • Força
  • Velocidade
  • Flexibilidade
  • Coordenação

Ao estudar as capacidades físicas normalmente os autores procedem de forma didática, analisando-as isoladamente. É importante salientar que essas capacidades, por mais que apresentem seus limites convencionais, não se desenvolvem ou se aperfeiçoam separadamente, mas mantêm entre si e com outras propriedades do organismo humano certas relações e ligações. Esse enfoque na prática se justifica, pois permite ao técnico fazer uma idéia inicial da estrutura de preparação do atleta e definir os caminhos de seu aperfeiçoamento.
A seleção dos meios de treinamento e dos métodos de preparação física deve ser determinada pelas exigências dos sistemas de preparação em longo prazo (muitos anos) da modalidade desportiva e pelo nível do desenvolvimento individual das capacidades fisiológicas do desportista. Dentro desse panorama, podem-se distinguir dois níveis de objetivos para preparação física. O primeiro tem como tarefa propiciar o desenvolvimento multilateral geral das capacidades físicas, o qual se fundamenta na idéia do desenvolvimento harmonioso do homem e no sentido de criação de uma base para o aperfeiçoamento na modalidade desportiva praticada. Para atingir este objetivo, faz-se a opção da preparação física geral. O segundo nível está relacionado com a exigência máxima em relação ao desenvolvimento das capacidades físicas, destacando, assim, a especificidade do gênero da atividade desportiva. Neste caso utiliza-se a preparação física especial.
Portanto o papel do preparador físico é de suma importância na carreira de um atleta e esportista. Este deve ter em mente que em suas mãos está um ser humano. Depositando total confiança de sua vida, e de sonhos almejados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário