quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Hidratação e resposta hormonal na resistência aeróbia de longa duração





   


   

     Quando começamos o processo de desidratação, no exercício, algumas adaptações ocorrem no nosso organismo. Uma dessas adaptações agudas/crônicas é a hormonal. 

    Um hormônio de suma importância que regula o mecanismo de perda de água durante o exercício, principalmente pela sudorese e que visa à manutenção da temperatura corporal, para que não seja tão intensa a ponto de promover uma queda brusca do volume plasmático é a VASOPRESSINA OU HORMÔNIO ANTIDIURÉTICO (ADH). 

   Esse hormônio tem seus níveis plasmáticos aumentados durante o exercício de longa duração. A temperatura do ambiente e o nível de hidratação pré-exercício também aumentam a liberação deste hormônio, o qual induz a perda hídrica por favorecer a reabsorção de água nos túbulos coletores e dutos renais(Wade, 1984). O aumento da liberação do ADH é elevado principalmente nos exercícios de longa duração, já que ocorre uma importante perda hídrica pela sudorese (suor).  

  Nesse tipo de exercício, é extremamente importante a reposição de água e eletrólitos de maneira correta, para que se tenha uma melhora no desempenho, assim como na recuperação. 
  
  A desidratação é um dos principais desafios encontrados por atletas e esportistas de longa duração.  



Referências

Bacarau RF, Bassit RA, Sawada LA, Navarro F, Martins EJR, Costa Rosa LF. Carobohydrate Suppementation during Intense Exercise and the Immune response of Cyclist. Clin Nutr. 20021(5): 423-9. 

Hackney AC. Endurance Training and Testosterone Levels. Sports Med.1989 Aug;8 (2):117-27. 

Horber FF , Haymond MW. Human Growth Hormone Prevents the Protein Catabolic Side Effects of Prednisone in Humans. J Clin Invest. 1990 Jul;86:26-72. 

Wade CE. Response, Regulation, and Actions of Vasopressin During Exercise: A Review. Med Sci Sports Exerc. 1984 Oct;16(5):506-11 
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário