terça-feira, 2 de abril de 2013

Estratégia metodológica para o emagrecimento... Existe?


Estratégia metodológica para o emagrecimento... Existe?

Recente estudo por Kang et.al.(2009) demostrou que realizar uma sessão de exercício resistido ( força) de alta intensidade (90% de 8 RM) antes de uma sessão de 20 minutos de exercício aeróbio a 50% do VO2máx é capaz de promover uma maior oxidação lipídica do que uma sessão de exercício resistido de intensidade baixa ( 60% de 8 RM). Além disso entre as mulheres avaliadas o VO2 e o gasto energético foram maiores durante o exercício aeróbio após o exercício de força de alta intensidade.

Esses resultados tornam-se mais consistentes com base no estudo amterior publicado pelo mesmo grupo, em que Kang et.al (2003) demonstraram haver uma maior oxidação de lipídios quando uma sessão de exercício aeróbio de baixa intensidade ( 50% do VO2 máx) era precedida de outra de maior intensidade(70% do VO2 máx). Ao contrário uma sessão de 15 minutos de bicicleta ergométrica a 50% do VO2 máx , com 3 minutos de intervalo passivo, seguido de 15 minutos a 70% do VO2 máx apresentou uma menor oxidação de lipídios, comparativamente.

Essas evidências sugerem a combinação de diferentes intensidades de exercício para maior oxidação de lipídios. Portanto a realização de uma sessão de exercício de maior intensidade antes de outra de menor intensidade , seja essa primeira sessão aerobia ou resistida ( força), parece ser uma importante estratégia que pode ser recomendada para maior gasto energético total e uma utilização de lipídios durante o exercício aeróbio subseguente.

Mas deve ser destacado ,que para sessões de treinos de altas intensidades e suas devidas cargas de treinamento deverão ser obrigatoriamente ser individualizadas e respeitadas as fases de treinamento.

Cada ser humano responde diferente ao treinamento em todos os aspectos ao mesmo treinamento... Respeite isto!

Referência

Kang J, Rashti SL, Tranchina CP, NA, Faigenbaum AD, Hoffman JR, Effect of Preceding Resistance Exercise Metabolism During Subsequent Aerobic Session. Eur J Appl Physiol. 2009 Sep ; 107(1):43-50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário